Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Xyris rupicola Kunth EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 24-01-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii,v)

Avaliador: Laila Araujo

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s):


Justificativa

Endêmica do Brasil, a espécie ocorre no estados da Bahia e Minas Gerais. Restrita ao Cerrado, é encontrada principalmente nos Campos Rupestres da Cadeia do Espinhaço, entre 900 m e 1.600 m de altitude (Wanderley, 2009; CNCFlora, 2013; Wanderley et al., 2014). Descrita em 1843, a espécie tem poucos registros em herbários, o que reflete em sua área de ocupação, estimada em 56 km². Sua distribuição sugere a existência de mais de 10 situações de ameaça. A região de ocorrência da espécie tem um vínculo histórico relacionado à atividades mineradoras (Santos, 2010), o que contribuiu para o declínio contínuo de sua EOO, AOO, qualidade de seu hábitat e redução de suas subpopulações. Além disso, a região de ocorrência da espécie sofre pressão do turismo desordenado, e com a coleta seletiva de plantas que é um grande problema para a flora endêmica da Cadeia do Espinhaço, e acarreta a perda de indivíduos maduros (Giulietti et al., 1987). Há registros de coleta da espécie em Unidades de Conservação, como o Parque Nacional da Chapada Diamantina, a RPPN do Caraça e a APA Pau-de-Fruta (CNCFlora, 2013). Medidas de contenção e monitoramento das ameaças incidentes, bem como a elaboração de planos de ação voltados à conservação da espécie são necessárias, a fim de garantir sua manutenção na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Xyris rupicola Kunth;

Família: Xyridaceae

Sinônimos:

  • > Xyris desertorum ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Referências

- WANDERLEY, M.G.L.; SILVA, G.O.; GUEDES, J.S.; MOTA, N.F.O. Xyridaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB252>. Acesso em: 22 Set. 2014

- WANDERLEY, M.G.L. Xyridaceae In: GIULIETTI, A. M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M. J. G.; QUEIROZ, L. P. DE; SILVA, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009. p. 496.

- LIDIA MARIA DOS SANTOS. Restauração de Campos Ferruginosos Mediante Resgate de Flora e Uso de Topsoil no Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

- GIULIETTI, N.; GIULIETTI, A.M.; PIRANI, J.R.; MENEZES DE, N.L. Estudos em sempre-vivas: importância econômica do extrativismo em Minas Gerais, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 1, n. 2, suppl. 1, p.179-193.

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>.

Como citar

CNCFlora. Xyris rupicola in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Xyris rupicola>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:12:55